Para realçar a acentuada similitude
entre os princípios de crença que são expostos no Estatuto do “Ciclu” e nas letras dos hinos dos hinários da base doutrinária da
missão religiosa estabelecida por mestre Irineu, e os princípios fundamentais de crença do
Cristianismo, tal qual podem ser vistos no Novo
Testamento e em obras de Teologia cristã, optei por salientar em meus
livros trechos da Bíblia e de pensadores
como S. Agostinho, S. João da Cruz, S. Tomás de Aquino e S. Tereza de Ávila, entre
outros pensadores cristãos, católicos ou não, cotejando-os com aquilo que se canta nos hinos dos
hinários da base doutrinária.
É que, como expliquei melhor no livro A Rainha da floresta, pareceu-me bom agregar referências teológicas já
selecionadas, por avaliar que, assim o fazendo, ajudaria os leitores a conferirem
com maior facilidade o que o Cristianismo acredita e o que a missão religiosa
estabelecida por mestre Irineu pregou, que são o mesmo, versus o que a dissidência passou a
afirmar ou fazer e, por decorrência, o que inúmeros estudos haviam
equivocadamente registrado como tendo sido, desde os primeiros dias, a identidade da missão
religiosa estabelecida por mestre Irineu em 1931.
Afinal, se olharmos a média das
pessoas, para nem pensar em maioria, quantas têm hábito de ler a Bíblia? Quantas frequentam prateleiras
de livros de Ciências da Religião, Filosofia ou Teologia? Quantas com paciência comparam
princípios de fé das diferentes religiões para aferir-lhes a identidade e discernir,
com precisão, pontos em comum ou diferenciadores?
Minha principal preocupação, não custa lembrar, era aferir e descrever a identidade da missão religiosa estabelecida por mestre Irineu e diferenciá-la com clareza do que passou a ser feito depois, muitas vezes erroneamente associado a seu nome e sua história, tendo sido assim registrado em dezenas de pesquisas e estudos brasileiros e estrangeiros.
Minha principal preocupação, não custa lembrar, era aferir e descrever a identidade da missão religiosa estabelecida por mestre Irineu e diferenciá-la com clareza do que passou a ser feito depois, muitas vezes erroneamente associado a seu nome e sua história, tendo sido assim registrado em dezenas de pesquisas e estudos brasileiros e estrangeiros.
E por que era aquele o meu principal
objetivo?
Porque anos de pesquisa e estudo da doutrina daimista, tivesse sido em casa,
tivesse sido em Rio Branco, haviam-me convencido de que a obra de mestre Irineu
fora uma missão cristã de evangelização, extremamente inovadora no método litúrgico
e absolutamente fiel no conteúdo, propiciada por revelações privadas de Maria
Santíssima a ele (...) e que somente se este fato fosse exposto como possível – afinal, nesta suposição há um forte componente de crença –, isto motivaria outros pesquisadores, especialmente os preparados em
Antropologia da Religião, Ciências da Religião ou Teologia, a avaliarem com
cuidado a questão, refutando-a ou a aprofundando.
No O Mensageiro, eu já
utilizara trechos da Bíblia e de
obras de pensadores cristãos para pôr em relevo a absoluta semelhança de
identidade da doutrina daimista com o Cristianismo e facilitar a percepção de
tal fato até para quem nunca estudou ou vivenciou a doutrina daimista.
Assim como lá, isto não ocorreu no segundo livro da Trilogia Juramidam, o Rainha da floresta, para dar arrimo ou
justificativa à doutrina daimista, já que ela se diz apoiar e bastar em sua
própria natureza, propiciada por variadas hierofanias, como as letras dos hinos dos hinários de sua base doutrinária o repetem com transparência.
Apenas ajuda a perceber melhor a integral identificação entre ela
e o Cristianismo, exclusivamente o Cristianismo, dentro do qual e pelo qual a
missão religiosa estabelecida por mestre Irineu decorreu.
Minha intenção
é a de auxiliar no trabalho
de restauração da imagem
pública que
se possa dar em
benefício da missão
religiosa estabelecida por mestre Irineu em um panorama religioso
plural , notadamente no Brasil, mas
também em outros países, à medida que o uso ritual de daime [sempre associado à imagem da missão religiosa estabelecida originariamente por mestre Irineu] veio se espalhando pela Europa, Ásia e Américas do Sul e do
Norte.
Étambém
um apelo
a que pesquisadores
de várias especialidades de conhecimento ,
em especial a teológica e mais focadamente ainda
a cristã, se voltem a trabalhar sobre
a seguinte questão: será possível que o maranhense Raimundo Irineu Serra ,
bem além de ter
sido um pregador e dirigente
espiritual, tenha sido interlocutor de
Maria Santíssima por escolha de Deus
e aquiescência humana , igual ao que se
deu em outras regiões
do mundo , entre
as quais Fátima, Guadalupe e Lourdes são as ocorrências
mais conhecidas e amplamente
aceitas?
É